Sistemas de Numeração
Nessa primeira postagem irei fazer uma breve introdução sobre o sistema de numeração decimal e depois publicarei um vídeo sobre os sistemas binário e hexadecimal e suas conversões.
Desde nossa primeira forma de vida inteligente surgiu-se a necessidade de contar, para um maior controle. Contar sua comida, contar animais, contar pessoas e etc. Os povos primitivos utilizavam objetos para essa contagem, como por exemplo pedras, marcas em ossos, nós e até os dedos das mãos.
Ao longo dos anos foram surgindo diversos sistemas de numeração, como por exemplo o sistema egípcio, o sistema romano e finalmente o sistema indo arábico, que é o sistema que utilizamos hoje em dia e conhecemos como sistema decimal.
O sistema decimal, também conhecido como sistema de numeração decimal posicional utiliza a base 10 e é constituído pelos números 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 e 10.
Então, nesse sistema a ordem dos algarismos é muito importante. Por exemplo:
O número 7777 possui 4 algarismos iguais, mas cada um representa uma unidade diferente.
O primeiro algarismo representa a casa da unidade de milhar, o segundo a casa de centena, o terceiro a casa de dezena e o quarto a casa de unidade.
Então lemos sete mil, setecentos e setenta e sete.
Agora que sabemos disso, veremos abaixo um vídeo sobre os sistemas binário e hexadecimal e suas conversões.
Comentários
Postar um comentário