Portas lógicas e circuitos integrados

 Porta AND






Se e, somente se, todas as entradas estiverem em estado lógico alto, ou seja, uma tensão positiva e diferente de 0 V for aplicada nos pinos de entrada do CI, a saída do circuito será energizada. Deste modo temos que a multiplicação das entradas no circuito AND é equivalente ao estado do pino de saída.


Basta uma única entrada ser 0 para termos a saída 0 nas portas AND.


Porta OR






Se qualquer um dos pinos de entrada forem energizados, temos uma saída energizada.

Basta somente uma das entradas estarem em um nível lógico alto para termos a saída em nível lógico alto.


Porta NOT

A porta lógica NOT é conhecida como porta inversora. Esta porta possui apenas uma entrada e uma saída em seu circuito. Esta porta inverte o estado lógico de entrada em sua saída.
Em Circuitos Digitais, temos como uma entrada invertida a simbologia dela “barrada” em cima.



Porta NAND


Na porta NAND temos uma porta AND com inversão. A NAND é representada por uma AND com a bola inversora na sua porta lógica.




Porta NOR


A porta Lógica NOR é a inversão da porta OR, onde teremos a saída da porta OR ligada em uma porta NOT. Para simplificar sua representação, temos uma porta OR com uma bolinha inversora em sua ponta, representando a NOR.




Porta XOR



Na porta XOR temos a lógica de que a saída será 1 se, e somente se, uma única entrada for 1. No caso de duas entradas serem 1 ou as duas serem 0, temos a saída em nível lógico baixo, ou seja, 0. 



Porta XNOR

Na porta XNOR, temos a inversão da saída da XOR.

Comentários